Quantas vezes você já passou por aqui?

sábado, 30 de julho de 2011

Brincadeiras Folclóricas

Brincadeiras Populares ou brincadeiras Folclóricas, são  aquelas brincadeiras antigas e que são passadas de geração para geração, mantendo suas regras básicas de origem. Muitas delas existem há séculos e por vezes costumam ter variações ou sofrer modificações de acordo com a região do Brasil, porém os objetivos das brincadeiras são sempre os mesmos. A preservação destas brincadeiras é muito importante pra a preservação da história e do folclore do nosso país. O mês de Agosto é dedicado ao folclore,  por isso por isso vamos ver abaixo algumas brincadeiras famosas e interessantes que ainda hoje agradam as crianças de diversas faixas etárias.

 Pipa: Também conhecida como papagaio, é geralmente uma brincadeira para meninos;  são feitas de papel de seda colorido e varetas de madeira. Em dia de vento as pipas são soltas pelos meninos, através do fio que as prende a um carretel , o menino pode manuseá-la nos céus.  Entretanto é bom lembrar que as pipas não devem ser soltas perto  da rede elétrica, já que a mesma pode encostar num fio do poste e causar um choque violento. O bom é soltar a pipa na praia ou no campo. Lembre-se que o uso de cerol é proibido!
           

 Esconde-esconde: A criança tem de se esconder e não ser encontrada, uma outra criança que deverá procurar os demais elementos do grupo deve permanecer de olhos fechados e contar até 10 para que todos tenham tempo de se esconder. Após a contagem, a criança sai em busca dos amiguinhos que estão escondidos. Para ganhar, a criança que está procurando deve encontrar todos os escondidos e correr para a base.


 Pega-pega:  Esta brincadeira envolve muita atividade física. Uma criança deve correr e tocar outra. A criança tocada passa ter que fazer o mesmo.


Bolinha de gude: Bolinhas coloridas e feitas de vidro são jogadas num círculo, feito no chão de terra, pelos meninos. O objetivo é bater na bolinha do adversário e tirá-la de dentro do círculo  para ganhar pontos ou a própria bola do colega.


Bater figurinha: Os meninos reúnem as figurinhas dos álbuns que são repetidas, fazem um montinho e batem a mão sobre elas. As que virarem ao contrário é ganha por quem bateu a mão. O jogo é feito de comum acordo entre todos, e só vale bater figurinhas repetidas para que ninguém saia no prejuízo.


 Roda Pião: Feitos de madeira, os piões são rodados no chão através de um barbante que é enrolado e puxado com força.  Para deixar mais emocionante a brincadeira, muitos meninos fazem malabarismo com os piões enquanto eles rodam. O mais conhecido é pegar o pião com a palma da mão,  enquanto ele está rodando.
Dança da Cadeira:  Coloque as cadeiras em fileira. Deverá haver uma cadeira a menos do que o número de participantes.  Ao som da música bem animada, todos com as mãos para trás, começam a dançar em volta das cadeiras no ritmo da música. Um adulto controla a música.  Quando a música parar as crianças deverão  sentar rapidamente nas cadeiras. O jogador que não conseguir se sentar será eliminado.  A cada parada da música, retire uma cadeira. O jogador que ficar por último é o vencedor do jogo.   ( Caminho de Jerusalém é o outro nomes desta brincadeira ).

 














Batata Quente: As crianças sentam-se no chão, formando um círculo. Peça para o jogador mais velho ou um adulto para controlara música, parando de vez em quando. Enquanto a música estiver tocando, todos vão passando a batata de mão em mão, conforme o ritmo da música. Se for lenta, bem devagar, se for agitada, bem depressa.  Quando a música parar, aquele que estiver com a batata na mão sairá da brincadeira.  Se alguém tentar passar a batata depois que a música parar,  também será eliminado.

Amarelinha: O jogo consiste em pular sobre um desenho riscado com giz no chão, que também pode ter inúmeras variações. Em uma delas, exemplificada na figura ao lado, o desenho apresenta quadrados ou retângulos numerados de 1 a 10 e no topo o céu, em formato oval. Tira-se na sorte quem vai começar. Cada jogador, então, joga uma pedrinha, inicialmente na casa de número 1, devendo acertá-la em seus limites. Em seguida pula, em um pé só nas casas isoladas e com os dois nas casas duplas, evitando a que contém a pedrinha. Se perder o equilíbrio, colocando a mão no chão ou pisando fora dos limites das casas, o jogador passa a vez para o próximo, retornando a jogar do ponto em que errou ao chegar a sua vez novamente. Ganha o jogo quem primeiro alcançar o céu.

       

2 comentários: