Quantas vezes você já passou por aqui?

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Coisas simples que um pai pode fazer para ajudar na educação de seu filho

Quando se fala do envolvimento dos Pais com a educação dos filhos logo se pensa em artifícios complicados e impossíveis que cada um deve empreender para tornar isso possível.
A educadora Betina Serson, uma brasileira residente nos Estados Unidos, fez recentemente uma rica experiência em sala de aula, mostrando que com simplicidade e boa vontade, do educador e dos familiares, coisas com  um valor educativo fantástico podem acontecer.
Em países como o Brasil e os Estados Unidos, onde a grande maioria dos professores em educação infantil são mulheres, existe uma defasagem muito maior entre os meninos e as meninas em termos de interesse pela leitura, sendo que as meninas demonstram um maior interesse por livros e, em comparação com países onde existem professores de ambos os sexos,  essa defasagem é muito menor.
Os pais e as mães têm um jeito diferente de se relacionar com os filhos. As mães geralmente são as mais disciplinadoras,  enquanto  os pais são os companheiros de brincadeiras e de bagunças. Além disso, as mães são as que tem maior contato com os professores, portanto sentem-se mais à vontade quando entram na classe dos filhos. Muitos pais gostariam de ter uma maior participação na escola dos filhos, mas muitas vezes não sabem por onde começar.
Pensando assim eu mandei uma carta aos pais convidando-os a irem a escola e lerem um livro (que eu providenciaria) para as crianças, não houve resposta.
Depois eu decidi pedir pessoalmente aos pais e as mães e explicar-lhes o por que que eu achava tão importante a presença e o envolvimento dos pais com a escola. Um dos pais se propôs a ir.  No dia ele tentou desmarcar, mas no final foi. Quando ele chegou, as crianças já estavam sentadas e ansiosas para ter alguém diferente lendo um livro para eles. O pai no começo sentiu-se um pouco inibido e não sabia muito bem  o que fazer, mas no final do primeiro livro ele se sentiu tão à vontade que acabou lendo três estórias e quis voltar outras vezes. O pai também recebeu um certificado que foi assinado por todas as crianças.
Depois do primeiro, eu tive cinco outros pais que foram a escola ler para as crianças e todos adoraram a experiência. Todos pediram para ir de novo e o envolvimento dos pais com a escola melhorou muito.
Gostaria de todos os anos repetir essa experiência para que mais e mais os pais estejam envolvidos com a escola e a educação dos filhos.
Tal atividade é muito importante   para as crianças, em termos de desenvolvimento emocional e acadêmico. Já parao s pais, é muito gratificante saberem como eles podem fazer a diferença na vida escolar de seu filho.

Fonte: Autora: Betina Serson M. Ed. / http://sitededicas.uol.com.br/dicasjd10.htm

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário